A terra é o elemento sólido da natureza e em equilíbrio traz o sentimento de paz consigo mesmo e bem estar.
A Terra é o elemento sólido da natureza, o solo, as montanhas, as pedras, os cristais, as cavernas, as minas subterrâneas, os minerais. Ela também simboliza a escuridão, a densidade, a imobilidade e a quietude. A terra é sólida, firme, consistente, a base. É a energia mais densa de todas, a mais suscetível à força da gravidade, a mais próxima do nutriente básico da vida material (o chão). Terra é o chão que nós pisamos, dela vem a força, a nutrição, a base, o sustento.
A Terra corresponde ao lado concreto e prático da vida, a busca de estabilidade e segurança, a determinação, a paciência, a produtividade, a eficiência e o senso de forma e proporção. Outra representação do elemento terra é a materialidade de nosso mundo, como tudo que se relaciona a coisas que podemos adquirir. Como se fosse a oposição entre o “mundo material” e “mundo espiritual”. A terra traz perseverança, aprendizagem, vitalidade, estabilidade, praticidade, cautela, organização, visão da realidade e a capacidade de organizarmos nossa vida material. Ela nos traz o instinto da sobrevivência.
Trazemos em nós o elemento terra representada pelos nossos ossos, músculos e articulações. Principalmente nossa coluna vertebral, essa estrutura maravilhosa que nos sustenta em pé.
Segundo a Medicina Chinesa, esse elemento é o centro do corpo: timo, estômago, baço e pâncreas, umbigo. É o centro da atividade mental: idéias e opiniões, capacidade de reflexão. Eles também dizem que nossos músculos e ossos são a representação deste elemento em nós.
Os meridianos regulados pela energia da terra são os do estômago e do baço/pâncreas. A terra comanda as funções digestivas, a boca, os lábios e tudo que está envolvido com o comer é terra. O estômago faz a transformação dos alimentos separa a essência pura do alimento e a envia para o Baço.
O baço extrai o Qi dos alimentos absorvidos pelo estômago e estabiliza a circulação do sangue nos vasos sanguíneos. O sistema de energia do estômago governa a digestão da vida também, e pode-se observar que a incapacidade de absorver e assimilar o conteúdo da vida está relacionado com a fraqueza do estômago e do baço.
O elemento Terra em equilíbrio traz o sentimento de paz consigo mesmo, bem estar em qualquer lugar, capacidade de sorrir, cantar e beijar . Simpatia, boa racionalidade/bom-senso e capricho no que faz.
• Desequilíbrios emocionais que podem ser trabalhados com práticas para esse elemento: insegurança, sentimento de falta, ansiedade, inquietação , apatia, rigidez; falta de confiança na vida; dificuldade de iniciar projetos; dificuldade de concretização e de foco.
• Sementes de equilíbrio que podem ser desenvolvidas: segurança; suficiência; paciência; confiança na sustentação da vida; firmeza para iniciar projetos; concretização.
• Para equilibrar esse elemento atitudes bem simples: caminhar descalço na grama , terra ou areia; abraçar árvores; mexer com argila; cuidar da terra, plantar.
AS TAREFAS DE CADA ÓRGÃO E MERIDIANO:
O Estômago – “O Catalisador”
Tarefa para harmonizar o estômago:
Alimente a si mesmo com elogios , pergunte-se ao preparar sua refeição ou escolher algo para comer: O que meu estômago deseja para me nutrir de corpo e de alma? Observe com atenção o que tem colocado para dentro de seu corpo: alimento, palavras, música, filmes, notícias...lembre, a escolha é sempre nossa.
O Baço / Pâncreas – “Os Protetores Silenciosos”
Nosso baço é uma porta aberta de acesso a sangue novo e fresco, cada um de nós tem uma identidade única de sangue, e temos a oportunidade de trazer “sangue novo” ao nosso corpo todos os dias. O baço é um centro de treinamento de nossas células imunológicas. O pâncreas é o guardião da doçura de todo o corpo, seu trabalho diário é a criação, digestão e circulação dessa doçura em nós.
Tarefa para harmonizar o baço/pâncreas:
Cultive em seu dia doçura e pureza, pela manhã antes de tomar seu café, prepare um copo de água morna, segure-o com carinho e tome enquanto mentaliza: “essa água vai limpar os amargos de ontem e trazer doçura e leveza ao meu dia de hoje”
Posturas boas para esses meridianos:
MUDRAS PARA TRABALHAR O ELEMENTO TERRA
PRITHIVI MUDRA
Como fazer: Junte as pontas do polegar e anular. Os dedos indicador, médio e mínimo ficam estendidos.
Benefícios: reduz o estresse, equilibra os centros de energia no baixo abdômen. Bom para os sistemas esquelético e excretor indicado para: problemas músculo-esquelético, como osteoporose e osteoartrite.
Efeitos emocionais: Confiança e segurança
Efeitos mentais: centramento
Efeitos Espirituais: Discernimento
ADHI MUDRA
Como fazer: Dobre os dedos em volta dos polegares, formando um punho suave, com os polegares para dentro. Coloque as mãos para baixo sobre as coxas ou joelhos.
Benefícios: suavizante, calmante para todo sistema nervoso. Facilita a respiração. Indicado para hipertensão, ansiedade,medo, insegurança
Efeitos emocionais: calma e sedação
Efeitos mentais: facilidade de descontração
Efeitos Espirituais: Integração
CHINMAYA MUDRA
Como fazer: Feche as mãos em punho e una os dedos indicador e polegar formando um pequeno circulo. Mãos descansam sobre as pernas.
Benefícios: acalma a mente e estabiliza as emoções.
Efeitos emocionais: calma e tranquilidade
Efeitos mentais: dissolve a ansiedade
Efeitos espirituais: Segurança
BHU MUDRA
Como fazer: Deixe os dedos indicador e médio alongados e os outros dedos voltados para dentro. Coloque os dedos esticados no chão,
Benefícios: Facilita a sensação de conexão com a terra e confere segurança. Bom para ser usado naqueles momentos que estamos com a cabeça nas nuvens
Efeitos emocionais: segurança
Efeitos mentais: estabilidade
Efeitos espirituais: conexão
Atributos do Elemento Terra:
Meditação:
No próximo vídeo, vamos fazer um Relaxamento Profundo, com as qualidades do Elemento Terra:
*A Energia dos Elementos segundo a Medicina Tradicional Chinesa / Simpples Ser
___
BIBLIOGRAFIA:
- Sonia Hirsch , Manual do Herói, ed. Corre Cotila
- Nancy Mellon, Corpo em Equilibrio, Ed. Cultrix
- Apostilas do de Yoga Integrativa - Curso Asana Dimensional – Julho/2011
- Apostila Mudras em Família – Montanha Encantada
- www.somostodosum.com.br
- www.dharmadhannyael.blogspot.com
- www.radiovivazen.com.br
- www.casa.abril.com.br